terça-feira, 27 de setembro de 2011

O USO DO COMPUTADOR NA TURMA DO PRÉ

Nosso canto do computador está funcionando diariamente, dentro de sala,em torno de 2 horas (dividimos em manhã e tarde). Estipulamos o tempo de permanência em torno de 10 minutos por criança (por ordem alfabética). As demais permanecem envolvidas em outros cantinhos e duas podem estar no computador (uma jogando e outra aguardando a vez). Percebemos que mesmo sem estar jogando, algumas crianças gostam de assistir seu colega.
Procuramos trabalhar com um jogo por semana. Alguns dos jogos são também trabalhados como jogo de percurso (adaptados em tabuleiro) e transmitidos para as sequências didáticas e atividades. 
Cada criança pode escolher seu jogo predileto. Nós ficamos interagindo com todos os grupos e auxiliando quem está no computador.
As atividades preferidas pelas crianças são as matemáticas. Todos já sabem utilizar corretamente o mouse. A maioria já domina as ferramentas dos jogos trabalhados (mais ou menos dez jogos).
Observamos em cada um, os avanços quanto a nomenclatura dos numerais e quantidades relacionadas, a memorização, o cuidado com a máquina, atenção, interesse e autonomia. Pretendemos continuar esse trabalho, pois enriquece muito a aprendizagem.











2 comentários:

analia luciana pereira disse...

adorei..o cmei salgueiro é a segunda casa do meu filho!!!sabe porque digo isto porque ele esta la desde seus 3 meses de vida e agora vai completar seus 5 aninhos.que é uma pena ser seu úlimo ano la!!mas todas as tias de la são um tanto que mães do meu Gabriel Felype,porque ele ja passou pelas mãos de todas,e a dona Lurdes....hum...nem te conto ela ja é vovó de carteirinha!!!bjus a todas .....que Deus as abençoe e a minha eterna gratidão por terem cuidado tão bem do meu precioso bem,meu filho tão amado!!

Priscila Miranda disse...

agradeço também, ha todas as titias que cuidaram da moniky pra mim com todo amor e carinhu, preparando-a para escola, e como a mamãe do biel disse q pena q esse seja o ultimo ano la,pois gostei muito mesmo de todas as educadoras e agradeço também a vovó Lurdes por ter tido paciencia com a moniky nakela fase ruim...e me ensinou um remedinhu milagroso...rs..bjus a todas e Felicidades....mamãe Louisy e Papai Vanderlei